sábado, 26 de maio de 2012

Terrário: mini jardim na sua mão

Estava navegando na net e descobri um site lindo, cheio de dicas de decoração, com ambientes lindíssimos. Olhando as páginas me deparei com essa técnica de cultivar plantas dentro de pequenos vidros e achei super charmoso, como os bonsais que todos conhecem muito bem.

Essa técnica é muito boa para quem não tem espaço para cultivar um jardim, segundo o site eles não requerem nenhum cuidado, duram muito tempo, bastando colocar em um lugar claro, mas não direto no sol.

As fotos abaixo vocês podem ver pequenas figuras que dão um charme todo especial, podendo criar um ambiente com um cenário contando um pequena estória, só dependendo da sua criatividade e disposição para criar.


O site é tão fofo que tem até um pequeno tutorial explicando como fazer um para decorar sua casa. Então decidi transcrevê-lo na integra sem nenhuma alteração. Se interessou continue lendo e se inspire em mais um DIY.



"...Veja a lista de materiais, e a maneira de fazer.

- Um vidro com tampa muito bem fechada e bem bonito;
- Pedriscos;- Areia e carvão vegetal (aquele para churrasco)
- Substrato básico -1/3 de areia, 1/3 de terra de jardim e 1/3 de composto orgânico;
- Plantas de pequeno porte;
- Água.

Agora, vamos começar.

1- Limpe e seque muito bem o vidro. Isto evita a proliferação de fungos e bactérias.

2- Montagem de camadas:

Coloque no fundo do vidro, pedriscos e sobre ela uma camada de areia, carvão vegetal (aproximadamente 2 cm de cada). Em seguida coloque o substrato preparado.

Agora para plantar, faça com o dedo, pequenos buraquinhos e escolha bem a distribuição de suas mudinhas. Se gostar, decore com pedras.Uma observação. Tudo isto, não deve usar mais que um terço do vidro para deixar espaço para as plantinhas se desenvolverem.

3- Por último, coloque água bem devagar, com uma colher. Vá girando o vidro e colocando a água de modo que ela escorra pelo vidro.Depois seque o vidro com um papel. A água não pode encharcar o solo.Coloque até ela chegar na areia. Feito isto, é só tampar ou cobrir com um filme plástico de modo que não entre ar."

Vale super a pena dar uma checada nesse site porque tem muitas idéias legais e ecologicamente corretas, com muita reciclagem genial. Você encontra coisas simples que pode ser feito na sua casa para dar um look super descolado e estiloso.

Espero que gostem dessa idéia e até a próxima!!

*Extraído do Casos e Casas

17 comentários:

htafatima disse...

ai q lindo vou tentar fazer amei essa ideia

Unknown disse...

htfatima eu achei muito fofa, se vc tentar, tira uma fotinho e me envia... Vou adorar ver!!!

Úrsula Massula disse...

Nossa, que coisa mais linda!!! Adorei a ideia pra fazer um para colocar no apartamento do meu namorado...eu adoro plantas e aqui em casa é cheio, mas lá não tem nenhuma...eu até tentei levar uma plantinha para lá, mas ele esquecia de regar durante a semana, aí não sobreviveu... :(

Eu nao achei o post no site que você colocou aqui, para ver se eles falam de quanto em quanto tempo é necessário colocar água e o que seria esse composto orgânico e onde consigo comprá-lo!

Unknown disse...

Úrsula Massula o link direto para o post eu vou deixar aqui embaixo.

Adorei tb. eu tenho uma rosa roxa azulada linda, que não preciso me preocupar com ela... e isso é genial pq eu não tenho a mão da minha mãezinha que planta qq coisa e nasce.

Amo flores comprei junto c minha irmã mudas e mudas de palmas e qdo floresceram ficaram lindas, mas meu pai colocou a mão e elas morreram todas.Mas vou mandar mais flores para minha mãe. Adoraria ter um jardim florido e com ervas e frutas.

http://www.casosdecasa.com.br/index.php/dicas-uteis/terrarios-mini-planetas-terra-ao-seu-alcance/

Claudia disse...

Uma vez, falei pro meu marido:
"Mazinho, eu tenho o dedo podre, não sei cuidar de planta, de bicho nem de gente..."
Todas as minhas plantas morrem... Tem um pé de café lá fora, morrendo e eu simplesmente não faço nada!
Depois de ver essas coisas lindas, me deu uma animada, vou tentar ressucita-lo, rs.
beijo

Unknown disse...

OMG! Que coisa lindaa, amei a ideia!!
Seguindoo flor.
http://annereviews.blogspot.com.br/
Beijos!!

Úrsula Massula disse...

Essas nossas mãezinhas têm mão de anjo mesmo!!! Eu também estou bem interessada em um bonsai...uma vez comprei um, mas eu acho que era "tabajara, porque ele cresceu tanto que eu não acreditava...

Muito obrigada pelo link!!!

Úrsula Massula disse...

Ah, e qual é o nome dessa flor roxa que você mencionou?

Unknown disse...

Úrsula Massula sim minha mãezinha tem uma mão santa, vai desde só fazer um carinho e aliviando uma dor, na cozinha, com a terra, sem contar que ela ainda faz trabalhos manuais como trico e croche...

A flor é uma rosa com uma cor roxa azulada bem escura... num arranjo super fofo!

Úrsula Massula disse...

A sua mãezinha mora aí com você? Caso não, deve bater uma saudade grande, né...como você disse, às vezes um afago de mãe já é suficiente para levar toda e qualquer dor embora, impressionante...

Unknown disse...

Não eu moro sozinha agora, desde o terremoto/tsunami a minha irmã se mudou para casa do namorado e estou morando sozinha! Sinto falta dela sim e do meu paizinho lindo, meus fofuchos felinos e o nosso doguinho que está velhinho...

Sinto uma falta de comer feijão, arroz e uma boa farofa, uma bela costelinha de porco frita. Um sanduiche de presunto e mussarela de boa qualidade, pq aqui o bacon e presunto japonês não chega nem perto do nosso. Nada defumado deles é bom. Eu amo salame e compro importado from USA pq é o mais próximo chega! E eu só achei uma única vez alcachofra in natura no mercado japonês depois de 7 anos vivendo aqui e foi o ano passado... não era tão gostoso como o do Brasil.

Úrsula Massula disse...

Humm...morar sozinha tem as suas vantagens e desvantagens, né? Mas você falou do seu noivo...ele mora no Japão ou no Brasil?

Gosta de gatinhos e cachorrinhos também? Tenho quatro gatinhos e 2 cachorrinhos....rsrsrs.

Poxa, se um dia eu morasse fora, eu acho que o que iria pegar mais para mim é isso, sabe....pois eu adoooooooooooro comer, adoro as comidas típicas do Brasil...mas será que aí não tem nenhum restaurante genuinamente brasileiro, não? Com comidas típicas feitas por brasileiros...

Unknown disse...

Úrssula Massula sim morar sozinha é bom e ruim ao mesmo tempo!!! Bom que eu posso fazer as coisas na hora que quiser mas tb ninguém pra cuidar de ti se vc fica doente.

Amo gatos e de cachorros. Agora são 4 mas eram 8 qdo vim pra cá, 3 cachorros e agora só 1.

Meu noivo é de Montreal, ele vem a cada 2 meses, mas a última vez que ele veio ficar comigo foi em Janeiro para o Reveillon e o niver dele. Mas a gente deve se encontrar definitivamente logo rs.

Aqui tem sim filiais do Barbacoa de SP, churrascaria. Tem em Tóquio (que é perto de onde estou), Osaka e SP. E outros restaurantes pequenos e ljs com produtos brasileiros mas não é barato e muitas vezes o gosto não são lá essas coisas.

Sabrina silva disse...

cada coisa liindaaaa ameiii \0/

Sabrina silva disse...

Eu queria taanto saber fazer essas coisas... é tãoo legall mas parece que eu tenho dias mãos esquerdas... Rs

htafatima disse...

eu ainda estou em busca de um vidro bem bonito com a tampa, achei uns lindos mas só que sem a tampa, ai sem tampa não dá né, to encantada nessa ideia e tbem esses pequenos detalhes que são essas miniaturas de pessoas é impossível de se achar aqui na minha cidade.

Amanda disse...

Ahh,ti nindinho,rsrs:D